quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mangá!







O mangá é um gênero da literatura japonesa e é caracterizado por seus quadrinhos. Os mangás têm suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura.






No período Edo, em que os rolos são substituídos por livros, as estampas eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias, mas rapidamente surgem livros para ver em oposição aos livros para ler, antes do nascimento da estampa independente com uma única ilustração: o ukiyo-e no século XVI. É, aliás, Katsushika Hokusai o precursor da estampa de paisagens, nomeando suas célebres caricaturas publicadas de 1814 à 1834 em Nagoya, cria a palavra mangá — significando "desenhos irresponsáveis" — que pode ser escrita, em japonês, das seguintes formas: Kanji (漫画, Kanji?), Hiragana (まんが, Hiragana?), Katakana (マンガ, Katakana?) e Romaji (Manga).






Os mangás não tinham, no entanto, sua forma atual, que surge no início do século XX sob influência de revistas comerciais ocidentais provenientes dos Estados Unidos e Europa. Tanto que chegaram a ser conhecidos como Ponchie (abreviação de Punch-picture) como a revista britânica, origem do nome, Punch Magazine (Revista Punch), os jornais traziam humor e sátiras sociais e políticas em curtas tiras de um ou quatro quadros.






Assim, os mangás cresceram simultaneamente com seus leitores e diversificaram-se segundo o gosto de um público cada vez mais importante, tornando-se aceitos culturalmente. A edição de mangás representa hoje mais de um terço da tiragem e mais de um quarto dos rendimentos do mercado editorial em seu país de origem. Tornaram-se um verdadeiro fenômeno ao alcançar todas as classes sociais e todas as gerações graças ao seu preço baixo e a diversificação de seus temas. De fato, como espelho social, abordam todos os temas imagináveis: a vida escolar, a do trabalhador, os esportes, o amor, a guerra, o medo, séries tiradas da literatura japonesa e chinesa, a economia e as finanças, a história do Japão, a culinária e mesmo manuais de "como fazer", revelando assim suas funções pedagógicas.






Animação na web

Junto com a popularização da Web, animações para a mesma também foram se popularizando. GIF, uma sigla para Graphics Interchange Format (Formato de Intercâmbio de Gráficos), é um tipo de arquivo de imagem que permite que animações sejam vistas num Web Browser. Ele era o formato mais popular para animações na Web até relativamente pouco tempo. Porém, é um formato limitado, permitindo apenas 256 cores simultâneas e muitas vezes gerando arquivos grandes para animações mais complexas. Com o surgimento de outros formatos, como o Flash, criado pela Macromedia e actualmente mantido pela Adobe, ele passou a ser utilizado apenas para pequenas animações. O Flash também tem a vantagem de permitir uso de efeitos sonoros e de criar animações interativas, dentre outras.

A nova versão do FLASH já conta até com ferramentas para animação em 3D, que permite maiores possibilidades de efeitos nas animações.

Tudo sobre o novo Orkut!


Desde que foi lançado em Janeiro de 2004, só essa semana o Orkut recebeu seu 1ª redesenho de navegação e visual!


As novidades:


- As listas laterais de amigos e comunidades agora tem barra de rolagem (você consegue ver tudo se for descendo, sem ter que mudar de página)- Agora é possível mudar a cor de alguns detalhes. Os tons disponíveis são: azul, preto, pink, laranja e verde.


- O upload de fotos está mais rápido!


- A barra de cima foi simplificada no visual mas ganhou novos ícones. Não existe mais aquela navegação do perfil lateral, que ficava embaixo da foto!


- Agora será possível deixar depoimentos e scraps em vídeo! Basta inserir uma URL de um vídeo do YouTube no botão com formato de câmera filmadora.- A ferramenta de edição de textos dos scraps, depoimentos e perfil ganhou emoticons novos e novas cores! Mas ainda não tem essa ferramenta nas comunidades. :(


- A principal mudança é a organização das atualizações, scraps, aniversários, pedidos de amizade e cia. Agora tudo fica para baixo, numa lista grande e vc pode ocultar ou mostrar cada item. A gente vai demorar pra acostumar!


- Nas comunidades, ainda não vi novidades nas minhas, mas aparentemente será será possível relacionar canais de Youtube, álbuns do Picasa, rotas do Google Maps e notícias, conforme já acontece nessa abaixo (que é oficial do Orkut!)


O lado chato é que por enquanto somente alguns sortudos podem experimentar a novidade, pq ela só aparece quando você recebe um convite! O Google diz que apenas no final do 1º semestre de 2010 todos usuários terão a nova versão (ai que demora!).